Treinamento de trabalho em altura

Treinamento de trabalho em altura. O seguro morreu de velho, mais vale prevenir do que remediar, cuidado nunca é demais, você já cansou de ouvir tudo isso? então fique conosco e acompanhe este nosso artigo repleto de qualidade, feito especialmente para você.

Se você tem medo de altura então se liga, hoje vamos saber qual o treinamento para quem trabalha lá em cima. o planejamento necessário para evitar acidentes, quais EPIs usar, e como agir em situações de emergência. Quem trabalha em uma construção olha todo mundo por cima, mas não vai se achando. O tombo pode ser grande se não tiver com os pés firmes no chão, então todo cuidado é pouco.

Treinamento de trabalho em altura

Treinamento de trabalho em altura

Treinamento de trabalho em altura (Foto: Divulgação)

Se o serviço ou reparo for longe do térreo, ninguém sobe um degrau sem antes passar por um treinamento. No curso de capacitação para trabalho em altura, prática e teoria sempre andam juntas. A conversa gira em torno de normas e regulamentos, análise de risco e condições de impedimento, medidas de controle e proteção individual e coletivo, tipos de acidente, e o que fazer se a situação ficar preta.

O treinamento deve ser dado a cada dois anos, mas peço para repetir a dose se o cenário for alterado, ou se você mudar de empresa, e ficar mais de 90 dias afastado do trabalho. Terminou o curso? parabéns, agora você está devidamente certificado, pode até levar uma cópia do diploma pra pendurar no seu quarto.  Mas isso não quer dizer que está tudo pronto para começar a subir, antes, a sua saúde física e mental vão ser testadas.

Treinamento de trabalho em altura – Planejamento

Todo o trabalho em altura deve ser precedido de análise de risco. Antes de começar o isolamento e sinalização da área, a autorização dos envolvidos e os pontos de ancoragem, devem ser conferidos. Lembre-se também de perguntar se existem condições de impedimento, verificar o risco de queda de materiais, e se vai chover. Os equipamentos de proteção coletiva e individual devem ser selecionados, e inspecionados, daí as condições de segurança e saúde ficam garantidas.

E as atividades rotineiras, elas são autorizadas por permissão de trabalho e avaliar as por profissional qualificado em segurança. Três vias são emitidas, elas estão os requisitos mínimos a serem atendidos, as medidas da análise de risco, a relação de todos os envolvidos, e suas autorizações. O documento com a assinatura do responsável tem validade igual à duração da atividade e estrita autor, Se não tiver alteração nas condições ou na equipe de trabalho, ela pode ser reavaliada pelo responsável. Terminou tudo? então a permissão encerrada.

Ficar pendurado pode ser um perigo se o sistema de fixação não for selecionado por profissional legalmente habilitado, não tiver resistência para suportar o peso mínimo previsto, ou não passar por inspeção antes da sua utilização. Os pontos de ancoragem definitivos devem ser identificados quanto à carga máximo, e nada de guardar esses cálculos só na cabeça em, registre e deixe tudo bem guardado.

Treinamento de trabalho em altura – EPIs

Treinamento de trabalho em altura - EPIs

Treinamento de trabalho em altura – EPIs (Foto: Divulgação)

Vai tirar o pé do chão? todo o equipamento de prevenção deve ser conferido. Apresentou qualquer defeito, deformação, ou sofreu impacto, peça pra trocar na hora, e o mais importante, siga sempre as normas de orientações do fabricante. O cinto deve ser do tipo paraquedista, ter dispositivo travar a queda, estar ligado ao cabo de segurança.

O talabarte e o sistema de amortecedor ficam acima da linha da cintura, e é ajustado de forma a impedir o trabalhador de cair ou colidir com o amortecedor entra em cena, quando o cumprimento da tutela parte por maior que 0,9 ou o fator de queda passar de 1.

Emergências

Emergências

Emergências (Foto: Divulgação)

Algo saiu errado? a empresa deve ter métodos de resgate padronizados e adequados às suas atividades, e os meios para a sua aplicação. Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar um resgate e prestar primeiros socorros aos acidentados. Tudo pronto para começar a subir? só depois do treinamento para trabalho em altura você vai aprender na teoria e na prática, tudo sobre normas e regulamentos, medidas de controle, proteção individual e coletiva, tipos de acidente, e como agir se alguma coisa saiu errada.

Corpo e mente testados e aprovados, chegou a hora de fazer o planejamento. Antes de começar, faça análise de risco, de aquela olhada na área dos envolvidos, e nos pontos de ancoragem. As atividades não rotineiras são autorizadas por permissão de trabalho, mas ninguém tira os pés do chão sem antes avaliar e testar os equipamentos de proteção. Pode conferir o cinto com trava quedas, cabo de segurança e talabarte, usar o sistema de amortecimento quando necessário, mesmo assim, alguma coisa saiu fora do planejado? a empresa deve disponibilizar uma equipe de emergência com todo o aparato para socorrer os acidentados. seguindo passo a passo todo mundo fica protegido.

Alem disso, são diversos fatores que podem levar você a ter um total controle da situação antes de realizar todo o trabalho. A analise de risco deve ser muito bem feita, tapando todas as brechas existentes para que você possa evitar ao máximo, o risco de acidentes ainda mais graves. Esta analise irá exigir um profissional altamente qualificado para exercer a tarefa de cumprimento e analise dos riscos necessários.

Qualquer problema, a tarefa deve ser parada imediatamente para que o risco não cause uma queda como por exemplo. O profissional deve sempre estar atento a qualquer chance de risco que possa ocorrer, já que a sua vida pode estar em alto risco. Alem disso, realizar a tarefa sempre com cuidado e sem pressa, poderá ajudar a evitar ainda mais acidentes. Como sabemos, a pressa é inimiga da perfeição, e para realizar um trabalho muito bem feito, é preciso sempre trabalhar com total cuidado em qualquer ambiente.

Se você gostou e ficou interessado, acesse nossos outros artigos e saiba mais sobre o curso que foi disponibilizado através de nossos outros artigos, sempre repletos de conteúdo, feito especialmente para você que deseja fazer um de nossos cursos. Qualquer outra duvida, contate-nos pela nossa central de atendimento.

Veja também:

Curso de instrutor de segurança – trabalho em altura

Formação instrutor de trabalho em altura – EPIs, conheça-os

Treinamento de trabalho em altura – Entenda um pouco mais

Linha de vida – trabalho em altura e seu treinamento, conheça agora

Quero Saber os Próximos Cursos

 
Próximos Cursos Quero Saber!
Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco.