Principais Informações Sobre o Curso de Trabalho em Altura

A segurança de um operador é considerada prioridade no ambiente de trabalho. Principalmente para aqueles que desempenham uma função de risco. Esse é o primeiro passo para entender a importância do curso de trabalho em altura. O objetivo é proporcionar seguridade e qualidade para os profissionais que trabalham com risco de queda. A norma que regulamenta essa atividade é a NR-35, destinada a qualquer atividade técnica executada a mais de 2 metros de altura.

 

O curso de trabalho em altura explana sobre o conhecimento teórico e prática dos principais requisitos da Norma Regulamentadora. Desde o planejamento da atividade, a organização e por fim a execução. Três etapas que devem ser realizadas de forma correta para a proteção dos profissionais. O curso de trabalho em altura tem como foco a segurança da saúde e vida dos operadores. Assim como de qualquer outra pessoa envolvida no trabalho.

 

Para desempenhar um trabalho em que esteja a mais de 2 metros de altura, o técnico precisa ser certificado. O curso de trabalho em altura deve ter no mínimo 8 horas de carga horária. Além de seguir os requisitos e parâmetros da Norma Regulamentadora. As empresas exigem esse pré-requisito como forma de precaver a saúde de seus operadores ou funcionários. Evitando riscos de acidente de trabalho.

 

Porque realizar o curso de trabalho em altura?

Trabalhar acima de 2 metros de altura pode representar um alto risco de queda. Acidentes que ocorrem constantes nesta área de atuação. O objetivo do curso de trabalho em altura está em justamente auxiliar nos procedimentos para esta atividade rotineira. Preservando a vida e saúde dos trabalhadores, desde uma avaliação prévia da situação até a suspensão de uma ocorrência em caso de risco não previsto.

 

O conhecimento da norma e a certificação são requisitos imprescindíveis para o profissional. Só para termos uma ideia, os acidentes motivados por queda de altura eram de praticamente 40% das Comunicações de Acidente de Trabalho. Por esta razão, o NR-35 ganhou uma grande valorização e a certificação, o curso de trabalho em altura é uma exigência para contratação.

 

Com o curso de trabalho em altura conseguirá analisar os riscos e possíveis situações que impeçam o atendimento. Obterá conhecimento quanto ao sistema, equipamentos e o procedimentos destinados à proteção. Além de ter ciência dos protocolos e condutas para as situações de emergência, incluindo as técnicas de primeiro socorros. Garantindo que o aprendizado possa ser colocado em prática no ambiente de trabalho de forma assertiva.

O curso de trabalho em altura é essencial para a segurança do trabalho. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Veja também:

Curso de instrutor de segurança – trabalho em altura

Formação instrutor de trabalho em altura – EPIs, conheça-os

Treinamento de trabalho em altura – Entenda um pouco mais

Linha de vida – trabalho em altura e seu treinamento, conheça agora

 

Quero Saber os Próximos Cursos

 
Próximos Cursos Quero Saber!
Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco.